terça-feira, 18 de agosto de 2009

resenha

Universidade Aberta do Brasil-UAB
Universidade de Brasília- UnB
Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: Tecnologia Conteporaneas na Escola 3
Tutor Presencial: Alcima Gomes
Aluno: Ione Geminiano Ribeiro
Atividade1 Unidade1

Após assistir o filme o quarto poder, e fazer uma pesquisa mais detalhada puderam observar que o poder da mídia é grandioso e muitas vezes assustador. Por isso que o tema central do filme trata se do poder da imprensa.
A historia começa quando um repórter Max Brackett vivido por Dustim Hoffmam em um dia comum de trabalho cobria uma matéria em um museu sobre a falta de pagamento dos funcionários, quando surge um ex- funcionário Sam Baily vivido por John Travolta invadiu o lugar pedindo seu emprego de volta.
Não sendo atendido o funcionário resolveu rende a diretora do referido local, de repente o local fica cheio de criança e tudo começa a si complica, a historia toma rumo diferente, sem fere ocidentalmente com sua arma um colega de tempos de trabalhos.
O reporte que esta no banheiro consegue passa todas as informações para uma estagiaria que esta em um carro perto do lugar fora do estabelecimento, o reporte passava todas as informações de forma alterada, pois o funcionário passou de vitima a réu.
Vendo que seu caso não tinha solução, resolve fazer de todos refém inclusive o reporte. Que passou ser sua porta voz fora do lugar, em pouco tempo um pedido de emprego e um tiro acidental se propagam de forma geométrica, atraindo atenção de todo o país.
O reporte convence ao segurança que de uma entrevista exclusiva e promete em troca comover a opinião publica com uma triste historia do guarda desempregado. E a sua chance de se projetar e volta para Nova York, mas nem tudo sai como planejado.
Os fatos são manipulados pela imprensa e tudo sai do controle, pois apenas salários e índices de audiência contam e a verdade não é tão importante assim.
O reporte se aproveitando se do fato engrandecem todo seu relatório, ou seja, “vendendo o seu peixe” para um espectador sedento por noticia trágicas. Hoffmam segue arisca em busca de poder e fama.
Como podemos perceber o intuito do filme é mostra o poder da imprensa, a falta de ética da imprensa sensacionalista que aproveita dos dramas humanos, contando os fatos de maneira exagerada possível.
No meu ver o reporte não teve ética no seu trabalho, pois manipulou a inocência de um ser humano para conseguir da a volta por cima, não pensou no que poderia rende para a outra pessoa envolvida.
Quanto o documentário acredito que existi uma ligação muito próxima, pois tanto o filme quanto o documentário fala da mídia do poder daqueles que governa a imprensa, e com a globo não é diferente, embora muitas noticia seja passada de forma manipulada pelos que quere subir de posição.
A globo enfeitar muito as noticia que muitas vezes é passada de forma incorreta, visando assim um maior ibope.
A imprensa tem um poder de manipulação muito grande e com isso o fundador da globo com seu olhar critico e com seu poder de sedução conquistava todos a seu favor, seu poder de manipulação permanecem ate hoje e é por essa razão que o ibope é sempre o maior.
WWW.blogger.com
senha: tw dhiego

Nenhum comentário: